6 dicas infalíveis para distrair seus pets durante o isolamento!






Nesse período de quarentena pela COVID19 os passeios com cães se tornaram menos frequentes e mais rápidos e algumas pessoas estão precisando se isolar de seus pets, o que pode levar ao desenvolvimento da Síndrome de Ansiedade de Separação (SASA). E o que seria isso? São diversas alterações comportamentais que os animais apresentam ao serem separados dos seus donos, tais como vocalização excessiva, destruição de objetos, urinar e defecar em locais fora do habitual. A síndrome também pode levar a alterações metabólicas como vômitos, lambedura excessiva dos membros, podendo acarretar no desenvolvimento de feridas.
Sabemos que ainda não existem evidências de que a COVID19 acometa cães e gatos e nem que ocorra sua transmissão por eles. Logo, o isolamento dos pets só é necessário quando seu dono é positivo ou suspeito para o coronavírus, uma vez que ao espirrar ou tossir próximo ao pet, as gotículas de saliva contaminadas podem permanecer na pelagem do animal e contaminar outras pessoas da casa que também interajam com o animal.
Para evitar que eles sofram nesse isolamento devemos adaptar a rotina deles como estamos adaptando a nossa, fazendo exercícios em casa por ex. Algumas dicas são:

                Como isso? Deixando a disposição deles brinquedos que o os distraiam. No caso dos gatos estruturas como prateleiras adaptada para felinos escalarem é uma ótima idéia, deixar a disposição do pet brinquedos que eles gostem e jogos interativos, como por ex: colocar a ração em uma garrafa perfurada, o que ocupará boa parte do seu tempo “caçando” a comida;
- Colocar obstáculos pela casa e brincar com ele de pulá-los, oferecendo um petisco como recompensa; brincar de esconde esconde também é uma ótima opção de distração e estímulo sensitivo para eles;
- Colocar pela casa caixas que formem túneis é um bom instrumento para distrair os gatos;
- Aproveitando os dias quentes podemos também congelar frutas e oferecer para eles como se fossem sorvetes. Vai deixa-los ocupado por um longo período;
- Ensinar truques de adestramento através de vídeos com dicas no youtube por ex.;
- Casos ele não possa manter contato com o seu tutor principal, deixe próximo um objeto com o seu cheiro. Assim ele achará que o seu dono está por perto e se sentirá mais calmo.

E não se esqueça, a quarentena é importante nesse momento. Juntos vamos vencer essa pandemia. Fique em casa, lave as mãos, use álcool em gel na rua, se cuide e cuide dos seus.

Se quiser saber mais sobre a COVID19 e seus pets confere esse post. Ainda tem dúvidas? Não tem problema, basta deixar um comentário com elas que terei o prazer de responder e sua dúvida ainda pode virar um novo post. 

Gostou das dicas? Então não esqueça de deixar seu comentário e compartilhe esse conteúdo, ajude outros pets e seus donos à se distraírem e se divertirem nesse momento de muita apreensão por todos. E pra melhorar eu tenho aqui um ebook pra você aprender um pouco de como adestrar seu pet em casa, só clicar aqui e conferir. (Lembrando que eu não sou a responsável pela sua criação).

E não deixe de seguir lá no Instagram e no Facebook e de clicar no "increver-se" lá em cima para receber notificações por email sempre que eu postar um conteúdo novo.

Quer saber mais sobre quem eu sou? Aqui tem um post falando a minha história, confere lá e não esquece de clicar lá em cima em inscrever-se para receber notificações sempre que tiver post novo por aqui. :))


Comentários

Escolhidos para você

Postagens mais visitadas