Coronavírus e pets: O que preciso saber?


Meus pets transmitem a COVID19? Estou contaminado, posso ficar com meu pet? A vacina canina serve para pessoas?


Desde o início dessa pandemia, várias notícias tem circulado na internet, algumas verdadeiras, outras falsas. Neste post trago 6 perguntas frequentes sobre a COVID19 e nossos pets. Que tal dar uma conferida e disseminar informações verdadeira?

1.     Os pets transmitem a COVID19?

   De acordo com a OMS, até o momento, não existe comprovação de que os pets domésticos (cães e gatos) sejam transmissores da COVID19 para os humanos. 

2.     É verdade que já existe uma vacina para cães contra coronavirose? 

   Tem circulado pelas redes diversas fake News sobre a COVID-19 e entre elas existe um vídeo mostrando uma carteirinha de vacinação com a V10 (vacina polivalente dos cães), onde uma das doenças que ela protege é o Coronavírus, responsável pela coronavirose canina. Os cães e gatos possuem um agente causador de viroses chamado coronavírus, assim como o vírus da COVID19, porém esses vírus são extremamente específicos, ou seja, só contaminam um tipo específico de animal, logo o coronavírus do cão só contamina o cão, o coronavírus felino só acomente o gato e até as baleias possuem. Com exceção do coronavírus que acometem morcegos, pois esse sim pode ser transmitido para humanos (zoonose). Esses vírus são pertencentes da mesma família do Coronavírus causador da COVID-19, porém são espécies diferentes e com isso acometem animais diferentes, não sendo uma zoonose (doenças que passam de animas para humanos).

   Nos cães esse vírus causa doenças gastrointestinais leves, com diarreias e vômitos e são transmitidos através do contato direto com essas secreções ou através do contato com utensílios contaminados (vasilhas, coleiras e etc). Nos gatos ele é o vírus causador da PIF (Peritonite Infecciosa Felina) que causa desde sintomas gastrointestinais até problemas sistêmicos como convulsões. Ou seja, são doenças diferentes, aonde a única semelhança é a família Coronaviridae, assim como você e o macaco são da mesma família Hominídea e nem por isso são a mesma coisa. Entendeu? J

3.     Posso aplicar a vacina V10 ou V8 em mim?


   Não. As vacinas caninas não servem para humanos e não se conhece os efeitos que ela pode causar no nosso organismo. Então esqueçam a idéia de se vacinarem com ela, usem álcool em gel, lavem bem as mãos e se isolem. Isso logo logo vai passar.

4.     Estou contaminado pela COVID19, preciso me isolar do meu pet?


   Sim. Apesar de não existirem evidências da transmissão através pelos pets o isolamento deles é extremamente importante. Por quê? Pois o contato de uma pessoa contaminada com o pet pode levar ao acúmulo de gotículas de saliva, através de espirros e tosse, contendo o vírus nos pelos dos animais e ao entrar em contato com pessoas sãs ocorrer a transmissão da doença.

5.     Posso leva meu pet para passear durante a quarentena?

   Sim. Desde que seja nos horários de menor movimento, ou seja, durante o início da manhã ou final da noite; seja um passeio rápido, apenas para realização de necessidades fisiológicas; apenas uma pessoa pode levar o pet; não permitir que ninguém passe a mão nele; manter distância de 2 m entre outras pessoas e lavar as patinhas ao retornar com água e sabão (de preferência o neutro).

6.     As vacinas do meu pet vão vencer, posso leva-lo ao veterinário?



As recomendações são para que apenas leve ao veterinário em casos de urgência/emergência, evitando assim aglomerações nas clínicas. Então, se a vacina de seu pet irá vencer, aguarde acabar a quarentena para vaciná-lo. Só não esqueça que com vacinas atrasadas seu pet não pode passear na rua, ok?

   Um apelo importante, não abandone os seus animais. Tem ocorrido um grande número de abandonos de pets por medo da COVID19.  Eles não transmitem a doença e abandono é crime, mantenha o cuidado com a sua saúde e com a de seu pet que logo logo isso vai acabar.




   Mais alguma dúvida sobre a COVID19 e seus pets? Deixa ai nos comentários que eu respondo.

   E aí, gostaram das informações? Sim? Então comenta aqui embaixo e aproveite para se inscrever no blog e receber por email sempre que tiver novas publicações aqui. É fácil, só clicar no “incerver-se” lá em cima da página e cadastrar seu email. Segue lá no Instagram e no Facebook também que está cheio de informações. Amanhã tem mais informação para vocês. J





Comentários

Postar um comentário

Escolhidos para você

Postagens mais visitadas