Coronavírus canino: O que é e o que devo saber?




Nas últimas semanas muito tem se falado sobre o coronavírus e algumas dúvidas sobre a coronavirose canina estão surgindo. Clicando aqui você vai tirar suas dúvidas sobre a COVID19 e seus pets e nesse post eu vou te explicar um pouquinho sobre o coronavírus canino.

- O que é o coronavírus canino?

Cães possuem dois tipos de coronavírus, o respiratório (CRCoV), sendo um dos causadores da traqueobronquite infecciosa canina (tosse dos canis) que causa tosse ou espirro com secreção e o gastrointestinal (CCoV), sendo esse o mais comum e é sobre esse que vamos discutir neste artigo.
A forma entérica de coronavirose em cães corresponde a uma doença que acomete uma das camadas do instestino canino, causando inflamação intestinal, sendo essa a camada mais superficial e de mais fácil regeneração, ou seja, causa sintomas menos graves do que a parvovirose canina. Esta acomete camadas mais profundas do intestino e causa diarreia com sangue. É menos grave do que a parvovirose, possui uma recuperação mais rápida e o tratamento é sintomático. Apesar da coronavirose ser menos grave do que a parvovirose, pode existir uma associação entre as duas, tornando-se mais grave e tendo alta taxa de mortalidade.

- Coronavirose sintomas:

A coronavirose canina não tem nenhuma relação com a COVID19 e tem como principais sintomas:
- a diarreia que normalmente é sem sangue e com cheiro forte;
- vômito;
- febre;
- falta de apetite;
- animais mais quietinhos e prostrados;
- desidratação.
Os filhotes são os mais susceptíveis a contraírem o vírus e animais que vivem em situação de aglomeração, como os de canil e ONGS.  Sua transmissão ocorre através do contato direto com as secreções contaminadas ou através de fômites, ou seja, qualquer objeto que tenha tido contato com as secreções, como vasilhas de ração ou água, coleiras e etc. É uma doença que ocorre mais comumente no inverno, pois o vírus é sensível ao calor.

É uma doença pouco diagnosticada, uma vez que por ser menos grave pode-se confundir com outros tipos de diarreias e muitas vezes é autolimitante, quando se melhora a imunidade do cachorro ela melhora.

- Coronavirose tratamento:

Não possui um tratamento específico, sendo assim o tratamento é sintomático. Sempre em casos de diarréia leve seu cão ao veterinário.

- Coronavirose prevenção:

É uma doença que pode ser prevenida com o protocolo de vacinação anual com a V10 ou V8. 
Muitos perguntam “onde comprar vacina V10?” e a resposta é simples: Você, tutor, não pode comprar a óctupla ou déctupla, somente Médicos Veterinários podem comprar e aplicar a vacina no seu cão.  Exija sempre o carimbo e assinatura na carteirinha de vacinação do seu cão. Outra dúvida que tem surgido é “coronavírus canino é zoonótico?” Não gente, a doença acomete somente cães, só é transmitida entre eles, você não pode pegar o coronavírus canino e nem deve se vacinar com a V10 ou V8.


Gostaram do artigo? Então compartilha e dissemine informação. Amanhã venho falar sobre o coronavírus felino, causador da peritonite infecciosa felina (PIF).



⇒ Não deixe de ler
→ Coronavírus e pets: O que preciso saber?
→ 6 dicas infalíveis para distrair seu pet durante o isolamento.
→ Quem está por trás do Portal InformaPET?
→ Enriquecimento ambiental para cães e gatos: O que preciso saber?

⇒ Não deixe de seguir
Instagram;
Facebook.

E clique em "increver-se" lá no topo da página para ficar por dentro de todos os posts e não perder nada.

Ainda com dúvidas? Deixe aqui embaixo nos comentários!


Comentários

Escolhidos para você

Postagens mais visitadas