Coronavírus em gatos: O que devo saber?



Diferente do coronavírus canino, que consiste em uma simples infecção intestinal e de prognóstico favorável, a coronavirose do gato é uma doneça mais complicada e mais grave. Nesse artigo vou tentar resumir um pouco do que se trata, quais sintomas são vistos e quais cuidados deve-se ter com o felino.

coronavírus em gatos


Assim como outras espécies, os gatos também possuem um coronavírus, que não é o mesmo causador da COVID19. O coronavírus entérico felino (FCov) causa uma infecção das células do trato disgestivo, sendo alguns animais resistentes e não desenvolvem a doença e outros mais sensíveis onde o vírus irá mutar e causar a peritonite infecciosa felina (PIF). Essa mutação ocorre em animais com imunidade deficiente, como é o caso de animais portadores da FIV ou FELV, animias jovens, entre 3 meses e 3 anos,  animais idosos, com mais de 10 anos, animais que vivem em aglomerações ou aqueles que são submetidos a algum tipo de estresse. Diferente do coronavirus canino que consiste em uma infecção intestinal sem muitas complicações, a PIF é uma doença grave que pode levar o animal a óbito. 
Não existe vacina para  a prevenção da PIF, logo para evitar a infecção deve-se evitar aglomerações de gatos e sempre manter a imunidade do animal boa, dando rações de qualidade, evitando ao máximo o estresse e mantendo a carteirinha de vacina atualizada.

1.       Peritonite infecciosa felina sintomas

Quando ocorre a mutação para a PIF a doença pode se manifestar de dois tipos: peritonite infecciosa felina não efusiva (seca) e a PIF efusiva (úmida) que é a mais comumente vista.
Na peritonite infecciosa felina seca ocorre a formação de lesões em diversos órgãos, como olhos, rins, fígado, intestino, sistema nervoso central (SNC) causando desde uma simples uveíte, diarreia e vômito até convulsões. A PIF efusiva ou PIF úmida leva ao acúmulo de líquido no abdômen e/ou no tórax do gato, causando alterações respiratórias e cardíacas devido ao aumento da pressão dentro das cavidades. Ocorre um aumento progressivo da barriga do felino e é a forma mais grave da doença, com desenvolvimento rápido.
No geral o gato se apresenta mais quietinho, sem vontade de comer, emagrecimento progressivo, febre sem resposta aos antibióticos, entre outros sintomas.




 2.       PIF transmissão

É uma doença extremamente contagiosa entre nos gatos, principalmente os que vivem em aglomerações como em gatis, não sendo transmitida aos humanos. Sua transmissão ocorre por via feco-oral, ou seja, o vírus é eliminado nas fezes do gato contaminado porém sem sintomas e quando um gato sadio entra em contato com as fezes contaminadas ao cheirar, por exemplo, ele adquire o vírus e pode desenvolver ou não a doença.

3.       Peritonite infecciosa felina tratamento

O tratamento consiste em dar suporte ao animal, tratando os sintomas que eles estão apresentando, ou seja, o tratamento é sintomático.  Não existe um tratamento específico para doença e nem uma cura.

De forma resumida essa é a Peritonite Infecciosa Felina, causada pelo Coronavírus Felino. Ela não possui relação com o Coronavírus da China e não é transmitida aos humanos, não causando a COVID19. Porém, altamente perigosa para os gatos, se disseminando rapidamente em aglomerações e causando doença graves em animais debilitados, levando a morte na maioria dos casos.



⇒ Não deixe de ler
→ Coronavírus e pets: O que preciso saber?
→ 6 dicas infalíveis para distrair seu pet durante o isolamento.
→ Quem está por trás do Portal InformaPET?
→ Enriquecimento ambiental para cães e gatos: O que preciso saber?

⇒ Não deixe de seguir
→ Instagram;
→ Facebook.

Goostaram do artigo? Então não deixe de compartilhar e deixar seu comentário aqui embaixo.  Ah, e nao deixe de  se increver no blog para receber por email sempre que eu postar um novo artigo por aqui.

Ainda com dúvidas? Deixe aqui embaixo nos comentários!


Comentários

Escolhidos para você

Postagens mais visitadas