O que seu cão está querendo te falar com esses 5 comportamentos?

Alguns comportamentos caninos podem estar correlacionados com algumas doenças. Por isso é importante estar sempre de olho em como seu filho age e procurar um veterinário quando ele tiver comportamentos diferentes.


1.       Esfregar a bunda no chão

cachorro esfregar a bunda no chão

Sabia que esse comportamento pode estar ligado à presença de verminoses intestinais, diarreias ou até mesmo a inflamação das glândulas adanais. São duas glândulas presentes ao redor do ânus do cão e que são responsáveis por liberarem uma substância quando eles defecam, a fim de deixar seu cheiro no local como forma de marcar território, além de lubrificar o ânus, fazendo assim com que o ato de defecar não os machuque. Elas também liberam sua secreção em momentos que o animal se sente sobre perigo, liberando um odor fétido para espantar o agressor. Porém, podem ocorrer vezes em que a glândula não esvazia e o líquido vai se acumulando e se torna mais espesso, causando obstrução do orifício de saída e isso causa incômodo, podendo causar inflamação ou até mesmo virar um abscesso nos casos mais graves, provocando dor, fazendo com que eles arrastem o bumbum no chão para aliviar. Nos casos de verminoses, quando o animal está no estágio de coçar o bumbum no chão, em geral é possível a visualização de vermes nas fezes, nos casos de diarreia eles esfregam com o intuito de limpar o bumbum na grama, caso não consiga você pode ajudar passando um pano morninho.


Caso veja seu cchorro esfregando o bumbum no chão verifique se não existe algo agarrado no ânus com um pedaço de algo, como gramas, o que pode fazer com que um pedaço fique preso em seu ânus no momendo de fazer coco. Caso observe vermes em suas fezes, procure um veterinário para prescrição do vermífugo ideal para seu pet. Se verificar algum aumento de volume ao redor do ânus, presença de dor ao tocar a região, vermelhidão, leve-o ao veterinário pois pode ser inflamação das glândulas e necessita de um procedimento veterinário para esvaziamento e em casos mais graves pode ser necessário até a sua remoção

          2. Correr atrás do rabo

correr atrás do rabo

     Alguns cães possuem mania de correr atrás do rabo, o seu também tem esse problema? É um comportamento de certa forma comum entre os cães e até engraçado, né? Mas você já parou para pensar no porquê eles fazem isso? Normalmente esse comportamento está relacionado com problemas comportamentais de ansiedade. 
Alguns animais podem possuir esse comportamento de uma forma genética, passada de pai para filho, provavelmente o pai ou a mãe possuíam o mesmo comportamento.

  • Idade: Filhotes gostam de perseguir o rabo como forma de brincadeira, mas já nos idosos ele está relacionado com problemas psicológicos da senilidade.
  • Animais que passeiam pouco tendem a ficar entediados e correr atrás do rabo é uma das forma de passar o tempo. Nestes casos basta passear com eles por mais tempo ou maisvezes que o comportamento melhora.
  • Quando tem algum machucado na região do ânus ou rabo, em geral o comportamento diminui quando se tem a cura do machucado.
  • Ansiedade: Está relacionada com machucados ou irritações no rabo que faz com que o animal corra atrás para aliviar o incômodo. Porém, após melhora do machucado o comportamento pode continuar, pois ele o associou com uma sensação boa e nesses casos requer tratamento comportamental com adestrador. Aumentar os passeios e fornecer brinquedor interativos ajudam.
  • Eles podem ainda achar que o rabo é algum tipo de presa e correm atrás dele com o intuito de caça;
  • Presença de pulgas ou carrapatos na região do ânus também pode gerar esse comportamento.
  • E ainda pode ser apenas para chamar atenção de você, querendo interagir e brincar.


Dicas:
  1. Não dê atenção quando ele fizer sse tipo de comportamento, ele vai entender que não está funcionando e irá parar;
  2. Aumente as atividades físias do seu cão, vai ajudar na ansiedade e no tédio, gastando energia cumulada e ele não fará mais esse comportamento;
  3. Cheque a presença de pulgas, carrapatos na região do ânus ou a presença de algum machucado no ânus ou rabo. Realize sempre protocolos para desinfecção parasitária.    

        3.  Esfregar o focinhos

seu cão arrasta muito o focinho no chão?


    Arrastar a cabeça no chão, parede, coçar muito ou balançar muito a cabeça pode estar correlacionado com problemas no ouvido ou olhos e ele arrasta na tentativa de aliviar a dor ou coceira arrastando o rosto em diferentes superfícies. Pode estar correlacionado com otites que causam muita dor e devem ser tratadas para não agravar, nos casos mais graves, onde os tratamentos medicamentosos já foram realizados e não tiveram sucesso, pode-se ser necessário cirurgia para remoção do conduto auditivo.

"Cherry eye" ou olhos de cereja, você sabe do que se trata?

Esse comportamento também pode estar correlacionado com a limpeza do rosto em alguns casos. Por exemplo, limpar restos de comida no focinho ou entre os dentes após uma refeição, limpar as remelinhas do olho logo após acordarem;
Raças que possuem rugas, como os Buldogues e Pug costumam esfregar a cara como forma de limpar as dobrinhas. Essas dobras são fáceis de acmular sujidade, bactérias e partículas de alimento que causam desconforto. Você deve realizar a limpeza das dobras constantemente para evitar irritações e dermatites nelas.
Alergias também são uma das causa que fazem os cães esfregarem o focinho, pois ajuda a aliviar a coceira causda pela alergia. As alergias pode ser alimentares, a medicamentos ou picadas de insetos. Porém, neste último casos o cão apresentará vermelhidão e inchaço no rosto todo.

   4. Pressionar a cabeça contra a parede

cachorro pressionando cabeça contra a parede o que pode ser?


 Esse é um comportamento extremamente sério e o animal deve ser levado ao veterinário o quanto antes. Alterações graves do sistema nervoso estão relacionadas com esse tipo de comportamento, tais como:
  • Tumores no crânio ou cérebro;
  • Intoxicações  graves que acometem o sistema nervoso;
  • Doenças metabólicas graves, principalmente no fígado;
  • Traumatismo craniano.
Outros comportamentos podem estar relacionados com problemas neurológicos, como andar em círculos, andar sem rumo, reflexos irregulares.

         5.  Posição de oração


    A posição de oração pode significar dor, sabia? Mas cuidado para não confundir com aquela espreguiçada ao acordar ou quando ele se agacha e balança o rabo para brincar. A posição de oração pode ser dor quando realizada várias vezes ao dia e por tempo prolongado, sem que ele tenha acabado de acordar ou esteja brincando, ele pode estar andando tranquilamente pela casa e de repente parar e se posicionar assim. Isso pode estar relacionada a presença de dor abdominal, muitas vezes causada pela pancreatite e essa posição se torna um pouco mais confortável pois alivia um pouco a dor. Se seu cão começou a apresentar esa posição de forma aguda, procure um veterinário para avaliá-lo e realizar os exames necessários.

Se gostou do artigo, não deixe de deixar seu comentário e compartilhá-lo nas suas redes.

Comentários

Escolhidos para você

Postagens mais visitadas