11 dicas de que seu pet pode ter uma doença endócrina!




Vamos fugir um pouquinho do assunto COVID19 e as coronaviroses que existem e vamos conversar um pouco sobre endocrinopatias? Você sabe o que é? Sabe quais sintomas causam no seu pet e em quais sinais você deve ficar mais atento? Não? Então não deixe de dar uma olhada nesse artigo que eu vou te contar resumidamente do que se trata as doenças endócrinas e quais são os principais sintomas que podem te fazer suspeitar de uma doença endócrina no seu pet.
As doenças endócrinológicas são doenças que afetam as glândulas produtoras de hormônios (endócrinas) e cursam com o aumento ou diminuição de certos hormônios. Essas doenças são o hiperadrenocorticismo, hipertireoidismo, hipotireoidismo, diabetes mellitus e obesidade. Os pets que apresentam alterações endócrinas podem apresentar diversos sinais e sintomas de que estão doentes alguns, sendo alguns pouco perceptíveis ao tutor e outros mais específicos e preocupantes. Listamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar a pensar se seu pet possui alguma endocrinopatia.

- Sobrepeso ou emagrecimento repentino mesmo se alimentando bem;
- Aumento na ingestão de água;
- Alterações na urina, como urinar fora do local habitual, urinar a noite, aumentar a quantidade de urina;
- Animal mais quieto e sem vontade de realizar as atividades corriqueiras do seu dia a dia;
- Mudanças repentinas no comportamento como dormir fora do horário habitual, animais que não querem realizar o passeio completo;
- Infecções na pele e ouvido;
- Alterações na pelagem;
- Aumento repentino do abdômen;
- Cegueira súbita;
- Fraqueza nos membros, tremores, dificuldade em pular obstáculos;
- Dificuldade respiratória em repouso.

Esses são alguns sintomas que podem indicar que seu pet sofre de uma endocrinopatia. Caso observe algum desses sintomas leve-o a uma consulta com um clínico que irá te direcionar se são realmente alterações endócrinas e que precisam de um acompanhamento endocrinológico.


⇒ Não deixe de ler
→ Coronavírus e pets: O que preciso saber?
→ 6 dicas infalíveis para distrair seu pet durante o isolamento.
→ Quem está por trás do Portal InformaPET?
→ Enriquecimento ambiental para cães e gatos: O que preciso saber?

⇒ Não deixe de seguir
→ Instagram;
→ Facebook.

Goostaram do artigo? Então não deixe de compartilhar e deixar seu comentário aqui embaixo.  Ah, e nao deixe de  se increver no blog para receber por email sempre que eu postar um novo artigo por aqui.

Ainda com dúvidas? Deixe aqui embaixo nos comentários!


Comentários

Escolhidos para você

Postagens mais visitadas