Meu cachorro comeu chocolate. E agora?
Com a chegada da páscoa a compra por chocolate aumenta e com isso muitos proprietários acabam oferecendo pedaços de chocolate para os cachorros como petisco. Porém, você sabia que chocolate é tóxico para cachorros e gatos? Aqui nesse artigo eu vou te explicar porque cachorros não podem comer chocolate, o que acontece ao dar chocolate para os pets e o que fazer se seu cachorro comer chocolate.
→Esse artigo estará mais focado nos cães devido ao hábito alimentar mais seletivo dos gatos, o que faz com que as intoxicações por chocolate em felinos serem menores.
- Cachorro pode comer chocolate?
Não. Cachorro NÃO pode comer chocolate, pois ele possui uma substância chamada teobromina que é tóxica para eles. Essa substância é encontrada em qualquer tipo de chocolate, desde o branco até os mais amargos e quanto mais escuro e puro é o chocolate, maior a sua porcentagem. Logo, os chocolates mais amargos são os mais perigosos.
⇒ Cachorros não podem comer nenhum tipo de chocolate e nem seus derivados, como bolos, biscoitos e etc.
2. O que acontece se meu cachorro comer chocolate?
A teobromina se acumula no orgasnismo do cão e pode causar sintomas que vão desde apenas vômito e diarréia até alterações cardíacas, convulsões e até levar a morte. O grau da intoxicação vai depender do tamanho do cão, da quantidade ingerida e do tipo de chocolate. Ela demora a ser eliminada do organismo do pet, uma vez que possui metabolismo hepático, ou seja, será eliminada após ser metabolizada pelo fígado e esse processo pode durar até 6 dias.
A intoxicação ocorre mais comumente em animais de pequeno porte e e nos mais jovens e filhotes. A dose tóxica de teobromina é de 250-500 mg/kg e como ela permanece no organismo por até 6 dias, essa dose pode ser alcançada qando o chocolate é oferecido em dias sucessivos.
⇒ Quer saber como gastar menos com veterinário? Clique aqui e descubra!
⇒ Quer saber como gastar menos com veterinário? Clique aqui e descubra!
3. O que fazer se meu cachorro comer chocolate?
Os sintomas podem demorar cerca de 6 -12 horas para começar a aparecer e não existe um antídoto para esse tipo de intoxicação. Caso seu cachorro coma chocolate você deve imediatamente procurar uma clínica veterinária para que o Médico Veterinário faça os protocolos adequados, sendo necessário a internação do cão para que seja mantido em observação.
Os sintomas observados podem ser:
- Inquietação;
- Vômito;
- Diarréia;
- Aumento do ritmo cardíaco;
- Sede fora do normal;
- Urinar mais vezes;
- Tremor;
- Contrações msculares.
Quanto menor o pedaço e mais branco ou ao leite for o chocolate, menos graves serão os sintomas. Pedaços maiores e de chocolates mais amargos levam a quadros mais sério e podem apresentar sintomas com cerca de 1h após a ingestão. Em nenhuma situação tente forçar o vômito do seu pet, somente um Médico Veterinário pode fazer isso da forma correta e estará apto para socorrer caso ocorra alguma complicação.
Caso você observe o cachorro ingerindo chocolate siga as instruções abaixo:
- Retire o chocolate de perto do cachorro e guarde para mostrar ao veterinário;
- O mantenha em um local ventilado;
- Leve ao veterinário o mais rápido possível;
- Dê ao veterinário o máximo de informações possíveis;
- Não induza ao vômito e não ofereça remédios caseiro.
4. E o que fazer se o gato comer chocolate?
Gatos não se atraem tanto com o chocolate como os cachorros, porém a teobromina é tão tóxica para eles como para os cães. Os gato normalmente se atraem mais para liquidos achocolatados e por, em geral, serem menores que os cães, quantidades muito menores ingeridas podem ser fatais para eles. Os sintomas são os mesmo observados nos cães e também variam de acordo com a quantidade e o tipo de chocolate ingerido. As mesmas recomendações dadas para cães são para gatos. Leve-o imediatamente ao veterinário.
Goostaram do artigo? Então não deixe de compartilhar e deixar seu comentário aqui embaixo. Ah, e nao deixe de se increver no blog para receber por email sempre que eu postar um novo artigo por aqui.
⇒ Não deixe de ler
→ Coronavírus e pets: O que preciso saber?
→ 6 dicas infalíveis para distrair seu pet durante o isolamento.
→ Quem está por trás do Portal InformaPET?
→ Enriquecimento ambiental para cães e gatos: O que preciso saber?
→ 11 dicas de que seu cão pode ter doença endócrina.
→ Coronavírus canino: O que é e o que devo saber?
→ Coronavírus em gatos: O que devo saber?
→ Saiba como gastar menos com veterinário.
→ Castrar ou não castrar os pets? 5 duvidas recorrentes sobre castração.
→Vacina para cachorro: Quando devo aplicar? Quais são e qual sua importância?
⇒ Não deixe de seguir
→ Instagram;
→ Facebook.
Comentários
Postar um comentário