Você acredita se eu disser que cadelas sofrem de gavidez psicológica?


Sua cadela começou a aranhar cantos da casa como se fosse cavar um ninho? Protege uma área ou pegou um certo objeto pra tomar conta e não deixa ninguém chegar perto? Fica ansiosa, choraminga? Esses são sinais da pseudociese (gravidez psicológica) que ocorre quando a cadela ou gata acredita estar grávida, mesmo sem ter cruzado. E além dessas alterações comportamentais a cadela também pode ter crescimento das mamas e até produção de leite, sabia? E por que isso acontece? Vem comigo que te explico.



        1. O que é gravidez psicológica?

A gravidez psicológica ou pseudociese é extremamente comum em cadelas, sendo menos comum em gatas e consiste de um engano do organismo, ou seja, alterações hormonais que são capazes de influenciar o comportamento da fêmea e o desenvolvimento do tecido mamário, mesmo sem que ela tenha tido contato com um macho. Ela ocorre devido diminuição no nível do hormônio progesterona que é presente durante o cio e a gestação, caindo somente no momento do parto, estimulando assim a produção da prolactina que é um hormônio responsável pelo desenvolvimento do tecido mamário.  A gravidez psicológica ocorre cerca de 2 meses após o cio.

⇒ Quer dicas de como gastar menos com veterinários? Descubra clicando aqui.

Uma resposta histórica para esse comportamento está relacionada com o convívio de alcatéia que esses animias possuíam antes de serem domesticados. Somente os machos e fêmeas dominantes, que eram também os mais fortes, reproduziam. Logo, era necessário uma fêmea que pudesse tomar conta desses filhotes enquanto a mãe saia para caçar e trazer alimento para o grupo. As fêmeas com gravidez psicológica tem a capacidade de cuidar de um filhote como se fosse delas e ainda produzir leite para amamentá-los e com isso ainda se aproximavam dos líderes da matilha.

      2. Sintomas de gravidez psicológica

  • Aumento do tecido mamário;
  • Produção de leite;
  • Fêmea escolhe um objeto e o adota e trata como se fosse seu filhote, o mantendo em seu ninho e protegendo. Fêmea pode se tornar agressiva nesses momentos caso tente retirar o objeto dela, o recomendado é não mexer no "filhote";
  • Comportamento de proteção e cuidado com a "cria";
  • Procura por um local seguro para cuidar do objeto, fazem ninho;
  • Falta de apetite;
  • Depressão.
⇒ Tem medo da anestesia? Então eu te recomendo esse artigo.

      3. Complicações da gravidez psiológica

Normalmente o quadro dura em torno de 2 semanas e muitas vezes a cadela volta ao normal sem a necessidade de tratamentos específicos Porém, em algns casos são necessários tratamentos especificos, pois a pseudociese pode causar:
  • Mastite (inflamação das glândulas mamárias);
  • Empedramento do leite causando dor intensa, febre;
  • Caroços ou tumores mamários.

      4. Tratamento

Assim que identificada que a fêmea sofre de gravidez psicológica, uma consulta com um Médico Veterinário deve ser realizada o quanto antes para que indique o tratamento mais adequado para cada caso. No geral:
  • Existem alguns medicamentos que inibem a produção de leite e devem ser administrados com o intuito de diminuir a sua produção e com isso ele não empedrar e causar a mastite uma vez que não existe filhote se amamentando.
  • E é sempre recomendada a castração dessas fêmeas, evitando assim a produção de hormônios ligados a gestação. A cadela que apresenta essa alteração uma vez possívelmente irá apresentar esse comportaemtno após todo cio, além de ser mais propensa a desenvolver piometra (infecção uterina).

       5. Recomendações

  • Não retire e nem esconda o objeto que ela adotou como filhote, pode causar ansiedade e estresse;
  • Trate o objeto como se realmente fosse um filhote, não agindo com agressividade para não assustá-la e não estimular a gressividade da fêmea.
  • Caso ela esteja realizando auto sucção é recomendado colocar colar elisabetano (aquele abajur branco) pois esse comportamento estimula maior produção de leite e ainda pode levar ao aparecimento de feridas na região.
  • Também não se deve estimular a produção de leite, apertando as mamas constantemente;





    Comentários

    Escolhidos para você

    Postagens mais visitadas