Câncer de mama. Ele pode tirar anos da vida da sua princesa! Saiba tudo sobre ele aqui.


É uma das principais neoplasias que acomente os animais, principalmente cadelas e gatas, sendo mais comum nas cadelas. Porém, sua malignidade (capacidade de se espalhar pelo organismo ou até mesmo de reicidivar no mesmo local) é maior nas gatas, sendo muito mais grave.Vale ressaltar que cães e gatos machos também podem sofrer de câncer de mama e neles, a doença costuma ser mais agressiva do que nas fêmeas. Nas cadelas a maioria dos casos são benignos, porém exigem um diagnóstico precoce.




  1. Cancer de mama


O câncer consiste de uma doença multifatorial, ou seja, uma desordem no crescimento das células do organismo. No casos dos tumores de mama, eles estão relacionados com estímulos hormonais, como o estrogênio e a progesterona. Fêmeas que costumam desenvolver gravidez psicológica tem maiores possibilidades de desenvolverem tumores de mama devido desordens hormonais, assim como a aplicação de vacina anti cio. Não existe correlação com raças específicas e animais mais velhos são comunente mais acometidos.

     2. Sinais clínico

  • Caroço na região das glândulas mamárias;
  • Inchaço ou dilatação das mamas;
  • Dor ou incômodo frequente;
  • Presença de secreções nas mamas com odro desagradável.

     3. Diagnóstico


O diagnostico precoce é essencial para o melhor tratamento da doença e esse diagnóstico pode ser feito até mesm por vocês, sabia? Com uma palpação cuidadosa e frequente em toda cadeia mamária da cadela ou gata. Como isso? Sempre que for oferecer aquele carinho gostoso na sua fêmea, vá passando a mão por toda a barriguinha e região torácica dela, e acariciando cada mama, caso observe qualquer nódulo, por menor que seja, leve-a ao veterinário. Quanto menor  for o nódulo observado , maiores são as probabilidades de um tratamento melhor, conforme o tempo passa o caroço irá aumentar de tamanho e algo que poderia ser benigno, ou seja, não fosse causar tantos prejuízos ao organismo do animal, poderá se malignizar e se tornar um tumor agressivo. Além disso, tumores maiores aumentam o trauma cirúrgico, necessitando de um maior tempo anestésico e uma recuperação mais lenta. Então, assim que perceber qualque carocinho na região das mamas da sua cadela ou gata, leve-a ao veterinário para que ele possa avaliar e solicitar os exames necessários.

    4. Tratamaneto

O tratamento consiste na retirada cirúrgica do nódulo, que pode ser feita retirando toda a cadeia mamária ou somente uma região, o que irá variar de acordo com o tamanho do tumor, tempo de aparecimento e crescimento, avaliação dos exames pré operatórios, idade do paciente e somente o médico veterinário cirurgião estará apto para indicar o melhor tratamento. O tumor deverá ser encaminhado para análise histopatológica (biópsia) afim de verificar o tipo tumoral e com isso dará informações se só a cirurgia foi o suficiente para o caso ou se será necessário um acompanhamento com oncologista veterinário.

     5. Prevenção

→ Cio nas cadelas. Como funciona?Quanto tempo dura? Com o que devo me preocupar?

Comentários

Escolhidos para você

Postagens mais visitadas